Deixa eu me apresentar

Prazer, meu nome é Lilian Ferro.

Eu não sabia como começar esse post, então decidi ir direto ao ponto.

Até agora eu escrevia de forma anônima neste blog. Muitos me chamavam de Elsa porque eu também escrevia de forma anônima no Sempre Sábado.

Quando eu trabalhava, era natural ser anônima porque eu não queria correr o risco do meu chefe descobrir que eu estava contando os dias para cair fora do trabalho.

Mas agora que estou aposentada, eu ainda optei por começar esse blog de forma anônima. Por puro medo. O maior deles é o medo de exposição.

O que ninguém sabe, ninguém estraga. Esse era o lema que eu levava para a vida. Eu nunca tive um Instagram pessoal. Eu não postava fotos de viagens, de encontros incríveis com meus amigos e não declarava o amor que sinto pelo meu marido. Eu gostava de viver escondida.

Só que talvez eu tenha levado esse lema ao extremo.

Se você não mostrar quem você realmente é, como as pessoas que são parecidas com você chegarão até você?

Eu li essa frase no livro “A coragem de desagradar”. E como eu precisava ler esse livro.

Como eu vivia bem escondida, era fácil agradar todo mundo. Tenho amigos que não fazem ideia da minha opinião política, que não fazem ideia de como eu realmente gosto de me vestir, e que tipo de viagem eu gosto de fazer. E é ótimo viver assim. Eu evitei muita discussão desnecessária vivendo assim porque essas questões não são um divisor de água para eu me relacionar com as pessoas.

Mas quando o assunto é dinheiro, eu queria ser ouvida.

O mais curioso é que eu comecei a mostrar esse blog para alguns amigos mais próximos. E ao invés deles responderem “você é louca”, eles responderam “você é incrível”.

E como eu ia achar as pessoas que se relacionavam com o dinheiro da mesma forma sem me expor?

Conforme eu fui vencendo o medo de exposição, eu fui marcando encontros com pessoas incríveis da comunidade FIRE aqui no Brasil. Foi assim que encontrei o Diego do Aposente Cedo durante o meu sabático. Quando voltei para São Paulo, encontrei a Yuka do Viver sem Pressa e batemos um papo de quase 4h. E recentemente tive o prazer de conversar com a Carol do Jornada FIRE por quase 2h num vídeo call.

Esses encontros foram incríveis e reduziram muito a sensação de que eu era uma ET quando o assunto é dinheiro.

E reforçaram o propósito inicial desse blog: criar uma comunidade FIRE forte aqui no Brasil. Tão forte quanto os nossos amigos norte-americanos.

Mas os laços só se fortalecem quando a gente mostra a cara. E eu precisava liderar pelo exemplo.

Então cá estou eu, ainda batalhando contra muitos medos, mas os enfrentando porque acho que muita coisa boa vai vir disso tudo.

Essa sou eu.

Foto tirada nas minhas últimas férias antes de me declarar FIRE 😉

Não perca nenhum post!

Não perca nenhum post!

Aposentada aos Trinta

29 comentários em “Deixa eu me apresentar

  1. Como falei no outro comentário que fiz, acho incrível ter gente divulgando esse estilo de vida no Brasil, pois realmente falta conteúdo que siga a realidade brasileira. Por isso eu parabenizo também por mostrar a cara.

    No meu caso, tô ainda no caminho (acredito que 1/3 já se foi, pois estou começando a ver a aceleração dos rendimentos ultrapassarem o valor que contribuo mensalmente) mas falo abertamente com algumas pessoas ao redor que meu plano é ter a liberdade de parar de trabalhar até os 45. Só não abro mesmo o tamanho do patrimônio por questões óbvias, rsrs. Acaba sendo bem legal ver as reações quando elas percebem que é possível e muitas vezes tá ao alcance delas, bastando fazer um pouco de esforço (não digo sacrifício, pois é um trade-off).

  2. Que legal Lilian, parabéns pela coragem. Eu sou vizinho do Diego e, sempre que vocês estiveram por aqui, eu não consegui encontrá-los. Eu era fã do Sempre Sábado e tenho este jeito de não me expor, não falar sobre política e etc… enfim, evita um stress.
    Abs

  3. Que legal Lilian! Prazer!

    Te acompanho desde os tempos do sempre sábado e vocês me inspiraram muito no começo da jornada e seguem inspirando.

  4. Que legal, parabéns pela coragem! Acho que será uma ótima inspiração para a blogosfera!

    De fato, a comunidade FIRE nos Estados Unidos está num estágio “social” bem além do que temos aqui, com vários blogueiros conhecidos, encontros presenciais e por aí vai.

    Abraços e boa sorte!

  5. Parabéns Lilian

    Concordo com você sobre a necessidade de ter muita coragem para “desagradar”. Penso muito a respeito em me expor, pretendo faze-lo no momento oportuno.

    Obrigado por compartilhar esse post e divulgar esse movimento FIRE para mais pessoas.

    Abraços,

  6. Acompanho você desde o Sempre Sábado e fiquei triste quando pararam com o blog. Achei que nunca mais ia ouvir sobre vocês. Para minha surpresa descobri que voltou a postar individualmente e agora para me deixar de queixo caído, vejo seu nome e imagem. Parabéns pela coragem! Certamente vem novos projetos por aí. No aguardo.

  7. Oi Lilian, que linda! A aposentadoria fez muito bem para você. Outro dia comentei com meu marido sobre aquele vídeo que você me mostrou, quando você ainda estava no trabalho. Quando nossos maridos se encontrarem, você mostra o vídeo pra ele, só pra ele ver que eu tenho razão, que você é outra pessoa, corada, saudável, feliz. A sua jornada só está começando. Um beijo, quando chegar da viagem, me liga, pra gente se encontrar de novo.

  8. O “Sempre Sábado” tem sido minha inspiração faz tempo. Talvez porque os sábados, especialmente os sábados de manhã, é o meu dia preferido da semana. Quisera eu que minha semana fosse sempre assim. Mas estou no caminho. Que você possa continuar inspirando tantos outros como eu. Boa sorte!

  9. Que legal te conhecer!! Parabéns pela coragem de sair do anonimato, como introspectiva e tímida invicta, vejo isso como um super passo corajoso.

    1. Nossa, eu achava que esse dia nunca ia acontecer, muito prazer Lilian, sou sua amiga desde os tempos do “sempre sábado”, basta marcarmos agora nosso bate papo de amigas hahahahha, tá fácil viu, pois sou de SP, mais especificamente de Poá, já ouviu falar ? Uma pequena cidade do Alto Tietê, pertinho da ZL. Que novos horizontes de prosperidade se abram a sua frente a partir de hoje. Tem minha total admiração pela coragem e audácia. Você é incrível!

      Muquirana, agora só falta você rsrsrsrrs

  10. Que legal, Lilian! Inspirador. Sou fã do blog e agora da Lilian! Seguirei acompanhando e quem sabe tb não encontro uma forma de contribuir com a comunidade fire do Brasil.

    Abs,

  11. Ahhhhh, que maravilha ver esse post!!! Que coisa boa poder ver pessoas reais. O maior medo sempre será o do julgamento alheio, por mais que a gente coloque outros fatores. Mas quando estamos felizes com as nossas escolhas e falamos sobre isso com outras pessoas, acontece o que vc falou: atraímos o tal do “gente como a gente”. Os estudos são claros: uma vida longeva de qualidade pressupõe bons relacionamentos! Se rechear isso aí com propósito e independência financeira… eita, isso sim é vida pra 100 anos! 🙂 Voa, Lilian!!

    Ah, e correção: já foram 2 encontros virtuais porque né… é muito assunto! 😀

  12. ah que legal AP30.

    A galera da Finansfera não mostra a cara, nem é por causa de agradar ou desagradar. E sim pela insegurança que se gera num País como o nosso.

    antes eu não poderia falar nada, mas agora que vi a foto posso. Gata hein! kkk

    Parabens pela iniciativa.

    Vida longa ao movimento Fire.

  13. Parabéns por se expor Lillian, hoje em dia a maioria das finansfera tem feito o caminho contrário.
    Parabéns pela coragem e pelo caminho que você traçou.

    Abraço,

  14. Uau, que coragem. Linda vc!
    Parabéns e continue fortalecendo a comunidade FIRE. Se nada acontecer com vcs que sairam do anonimato, quem sabe mais gente sai tbm…adoraria conhecer os nomes por tras do SRIF365, VDR e AA40 tbm.

  15. Sou leitor a pouco tempo do seu blog, mas já adicionei aos favoritos, eu estou na jornada FIRE (sem pressa, gosto de trabalhar), leio blogs desse nicho desde 2014 e apesar do anonimato ser comum é interessante saber que existe uma pessoa real do outro lado contando suas histórias, blogs assim são importantes para divulgação do movimento, mas o principal na minha opinião é para mostrar para outras pessoas que já estão no movimento que não estão sozinhas que existem outras pessoas que pensam de forma similar.

    1. Oi Frank! Obrigada por me colocar entre os seus favoritos.
      Eu concordo com você, mostrar que tem uma pessoal real por trás disso tudo vai ajudar ainda mais os outros a irem por esse caminho. E eu acho que quanto mais FIRErs pelo Brasil, melhor ficará a nossa sociedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
×